quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Ainda dá tempo


Disposição é tudo: até o indisposto está disposto a não fazer nada.

 

Se você também não descarta qualquer possibilidade para a sua vida, certamente tem disposição – senão é rotina na certa. E da rotina para o tédio, para a chatisse...não vejo tanta diferença entre eles.

 

Do que estou falando? Tudo começou com uma apreensão minha ao saber que interagiria com uma australiana; pra mim um dos sotaques mais difíceis de compreender é o da Austrália.

 

Recorri ao alfarrábio digital, chamado Google, e deparei-me com os Moocs – Massive Open On Line Course. São cursos on line, geralmente sem certificação oficial e de graça. Não encontrei Mooc de universidade australiana, mas fiz um que não exigia conhecimento prévio, com direito a professora com sotaque mexicano fácil de compreender. Como tinha exercícios e os alunos corrigiam uns aos outros, treinei leitura e escrita também.

 

Não tenho como avaliar se o curso era bom porque eu ignorava completamente o assunto: posso garantir que foi um ótimo entretenimento e exemplo precioso de propaganda subliminar da faculdade. Tantas informações em tão pouco tempo - Fiquei fã.

 

Estou agora fazendo outro que mostra as reações do corpo humano a situações adversas: frio, calor, envelhecimento, estresse, etc. “Your body in the world” é o nome. A aula sobre calor parece óbvia, mas saber que não se usa roupa de algodão no frio foi algo que me deixou chocada. Mais não conto para você também querer participar  – e os vídeos desse curso têm legenda, que estão disponíveis fora da tela, ou seja, mesmo quem tem dificuldade com o idioma pode pegar um dicionário e estudar o texto antes, durante e depois do vídeo. Também dá para assistir sem fazer os testes (não vai ganhar certificado). Tudo depende da sua dose de disposição.

 

Enquanto o curso estiver no ar (acho que até final de fevereiro), estará aceitando inscrições. Há outras opções também, volta e meia novos cursos são oferecidos. Escrever sobre um assunto novo, responder questões – mesmo que de múltipla escolha  - sobre ele, tornaram-se minhas mais eficientes aulas de inglês. Pela plataforma também é possível conhecer outras pessoas no mundo que se interessam pelo mesmo assunto, ou seja, as conversas tendem a ser mais interessantes e sairão daquele vocabulário elementar.

 

Vale a pena conferir: https://class.stanford.edu/