domingo, 8 de fevereiro de 2015

O melhor metro quadrado da cidade

Passei a semana pensando “preciso contar isso”, “preciso contar isso” – e a semana passou...
Acredito que ainda valha o relato.
A novidade na região do MASP foi um grupo oferecendo hipnose de graça. Dividido em três grupos: Masp, Trianon e após a alameda Casa Branca (uma transversal da Paulista).
No primeiro dia não vi ninguém, só uns policiais conversando com eles.
Quando os vi pela segunda vez, havia abordagem; perguntavam se você queria ter um final de dia feliz. 
Na hora que caiu a chuva, chamava a atenção aquelas pessoas de olhos fechados, com perna ou braços levantados, girando feito pêndulos, bolsas e mochilas ao chão, nem te ligo para os pingos ou para quem passava. 
Na área protegida pelo pequeno telhado do prédio ao lado da bar que fica em frente à praça (Trianon é uma praça) estava o rapaz que conta piada de graça, um sujeito que monta seu escritório (mesa e cadeira) embaixo das árvores e está sempre conversando em troca de algum trocado. Com tanta gente hipnotizada em posições incomuns, ele estava mudo, sem cliente, só observando: a piada estava pronta.

* * *

Ainda naquela região: liberte seu lado infantil ou leve qualquer criança que já saiba falar como pretexto (melhor os já alfabetizados) e vá na exposição do Leonardo da Vinci no Prédio da Fiesp (metrô TrianonMasp). Está muito melhor do que a que houve no Museu da Casa Brasileira há anos atrás.
É educativa porque deixa mexer em maquetes que demonstram o que Da Vinci descobriu.
É educativa porque mostra a importância da observação.
É educativa porque deixa claro que nem sempre se encontra as respostas - isso faz parte e pode ser muito importante no futuro.
É educativa por mostrar que mesmo as invenções de gênios podem ser melhoradas, não há limite para a imaginação e o que é imaginado, com persistência, pode ser criado.
Disseram-me que em menos de uma hora dava para ver tudo. Levei 1:40 em dia quase sem fila, lendo e brincando em tudo, ouvindo quase tudo. Destaco os vídeos, em que estudos atuais baseados na observação da natureza, tal qual fez Da Vinci, são mostrados (o relato dos professores cientistas gostei muito). Para estes crianças não têm muita paciência e ter apenas o som, sem legenda, foi o único senão da exposição.

Nenhum comentário: