Comprei uma penca de bananas um pouco verdes, para comer dias depois. Em algumas horas em casa, porém, a casca escureceu absurdamente e as frutas pareciam ter crescido. Resolvi colocar os óculos para verificar melhor e, pela primeira vez na vida, vi bananas naturalmente descascadas, inexplicavelmente em duas delas, dentre várias da penca, a casca se soltou no cumprimento. Apesar do amadurecimento acelerado (certamente não natural), estavam uma delícia.
Há muito é notório que os alimentos, para melhor conservação, mesmo os aparentemente frescos, são colhidos verdes. Sei também que há processos de aceleração de amadurecimento, mas na prática não havia visto. Falta informação ao consumidor sobre o que está realmente está consumindo. A última esperança são os orgânicos, mas aí é preciso uma certa adaptação aos bichinhos naturais que habitam frutas, legumes e verduras.
Uma precaução que tenho tomado é na compra de frios. Depois que soube da existência das embalagens com ATM (atmosfera modificada), que são as de fatiados. Para durar mais é colocado um gás na embalagem, a tal da ATM. Atualmente, não importa a fila, sempre peço para fatiar na hora. Mas se em relação ao transgênico, que é muito mais polêmico, não se tem segurança, imagina se haverá sobre a atmosfera pela qual os alimentos são temporariamente envolvidos, o jeito é ter a sua própria horta em casa e só comer dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário