terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Lidando com os tipos

Se o ano começa após o carnaval, este ano o carnaval coincidiu com o ano novo chinês, que sempre é lua nova, uma data para inícios.

Resolvi começar um arquivo eletrônico e jogar fora uma papelada que pouco consulto, porém que sempre acho que um dia será útil.

A apostila de um curso sobre dicas de apresentação, feito em outubro de 2001, é um desses exemplos. Gostei tanto que resolvi dividir com vocês o que eles falam sobre lidar com os diferentes tipos psicológicos de participantes:

“O NERVOSO”: perguntar primeiro qual a posição dele. No cafezinho, aproximar-se para verificar se o problema foi resolvido. Não retruque, fique calmo, e impeça que ele monopolize a discussão. Gente carente, quando recebe atenção, fica mais calma.

“O POSITIVO”: dê a palavra pra gente assim.Vergonha alheia apoiar puxa-saco.

“O SABE TUDO”: tentar neutralizá-lo, porém deixe-o por conta do grupo. É aquela criatura que consegue sozinha fazer o pessoal deixar de levá-la a sério.

“O FALANTE”: use o tato e limite o seu tempo. Quem define o conteúdo é o palestrante – sempre – se faltar tempo, foi o palestrante (e não o participante falante) quem errou.

“O ACANHADO”: fazer perguntas fáceis para que ele fique mais confiante e, sempre que possível, elogie a sua contribuição. Ignore toda e qualquer timidez, respeitar o jeito do outro pra quê, né?

“O QUE NÃO COOPERA, NÃO ACEITA”: reconheça a sua experiência e explore-a. É uma versão do nervoso, só que sempre do contra.

“O DESINTERESSADO”: peça exemplos a ele, dirija perguntas sobre sua atividade. Alguém sabe se quem digita no celular está interessado, anotando o que é dito, ou se está no whats ou jogando?

“O ORGULHOSO”: sempre tem uma opinião e a última palavra é a dele. Não o critique, use a técnica ‘sim, mas...’ É o sabe tudo de amanhã.


“O PERGUNTADOR RESISTENTE”: é quem fala alto o seu raciocínio, induzindo o atrapalhando a construção do raciocínio dos outros, ou então procura desconsertar e medir força com quem fala. A dica é passar para o grupo as suas observações e perguntas. Chato sempre deixe para os outros.

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