quarta-feira, 3 de abril de 2013

Aproveitando a casca da banana

Volta e meia fico com a impressão de que devo agir diferente, de alguma forma mudar hábitos. Implicância mesmo. Outro dia,  fiquei triste por colocar cascas de banana no lixo. Eu já comi banana assada com casca e não achei ruim – seu gosto confundia-se com o da banana. E, se não me engano, só dá certo se assar banana verde.

 

Fiquei pensando o que poderia fazer com as próximas cascas - todas elas de bananas bem maduras. As receitas que encontrei exigiam ingredientes como farinha de trigo, que eu não estava disposta a acrescentar em meus hábitos alimentares. Gostei, no entanto, de uma receita que dizia para cozinhar a casca com pouca água, bater no liquidificador e depois misturar na massa de um bolo.

 

Cozinhar em água era razoável. Foi o que eu fiz: piquei a casca e coloquei em fogo baixo. O cheiro era de bananada, liquidifiquei e não acreditei que a tal pasta só tinha cheiro e nenhum gosto.

 

Lembrei então da recomendação das nutricionistas de que se deve acrescentar fibras às comidas calóricas. Casca de fruta certamente contém fibra. O que é calórico e sempre fica bom com tudo? Isso mesmo: leite condensado.

 

Coloquei um terço da lata, a “sopa” de seis cascas nanicas foi mexida em fogo baixo até ferver. A quantidade de leite condensado certamente depende do quanto é colocado de água no início, antes de cozinhar. Após a fervura, a mistura virou um creme com gosto de banana e consistência de mingau. Rendeu pelo menos meio litro (talvez também dê para fazer com açúcar mascavo e leite, uma forma de diminuir a quantidade de gordura).

 

Experimentei puro, quatro colheres foi suficiente para eu não querer mais. Não ficou enjoativo, as fibras devem ter exercido sua função de saciedade - se fosse brigadeiro de chocolate a lata inteira não teria sido suficiente.

 

Fiquei com a impressão de que a mistura deve ficar muito boa recheando bolo, uma camada de recheio dela, outra com os dois terços da lata do leite condensado que sobrou. É, não vou escapar de comprar a farinha de trigo.

Nenhum comentário: