sexta-feira, 20 de maio de 2011

Puxadinho estético

O frio estava tenebroso e certamente os minutos de espera pareceriam horas...Marquise em reforma, pouca possibilidade de afastar-se da garoa, resolvi visitar o MAM (em São Paulo, no Parque Ibirapuera).

Para minha surpresa, estamos na semana do museu, período comemorado com entrada gratuita.

"Morada Ecológica" e "Razão e ambiente" são as exposições. Nas duas salas estão organizados projetos arquitetônicos relacionados ao tema central. Dentre os nacionais, todos já constaram em revistas de decoração. Interessante mesmo (e que para mim justifica a visita) foi o projeto "Más con lo mismo", do escritório Elemental, de Alejandro Aravena:

Resumidamente, em Iquique, Chile, famílias de uma favela seriam desalojadas de uma área central devido a uma readequação urbana (algo muito comum em vários países, inclusive no Brasil). A equipe do escritório discutiu com a população afetada as possíveis soluções. A decisão foi adquirir, com o equivalente à metade da indenização da desapropriação, um terreno mais central do que o fornecido na periferia pelo poder público. Restando apenas metade do orçamento para construir as casas, o escritório fez o projeto de contruir meia casa, priorizando banheiro e cozinha, por serem mais difíceis de serem construídos adequadamente, e uma sala aberta para rua, que poderia ser adapatada para um comércio. Cada morador construiria o restante, de acordo com suas posses.
Na foto acima há cinco casas. As duas da esquerda parecem já ter concluído os seus "puxadinhos", a que está na outra extremidade ainda não iniciou a construção. Mesmo cada um fazendo do seu jeito mantém-se a harmonia do conjunto - sem colocar as famílias em risco, pois a estrutura já foi projetada para receber mais andares.

Resolvi saber mais e aceitei a publicação de divulgação do MAM-SP que é ofertada na entrada. Nova grata surpresa. Excelente a qualidade gráfica de MODERNOmam. Aprendi que o projeto que havia me entusiasmado recebeu o Leão de Prata na Bienal de Veneza em 2008 (quem recebeu o de ouro !?) e que Aravena está ajudando na reconstrução de seu país após o terremoto, além de desenvolver um conjunto de apartamentos em Paraisópolis (favela de São Paulo). Além das informações sobre os projetos mais expressivos em exposição, exemplos de atividades culturais no museu para deficientes auditivos e visuais também constam na revista.

Nenhum comentário: