quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Controle de Qualidade

Das réguas que possuo, descobri que cada uma tem a sua medida. Adquirir uma a mais não resolveria a questão, poderia ser apenas mais uma medida, mas nunca a certeza de que estaria utilizando o centímetro certo. Tendo em vista que não são tortas - e que já sei como são - é possível continuar trabalhando com elas. Não descartar requer paciência, pode exigir mais atenção (medir sempre com o mesmo centímetro e não com trinta de uma vez), mas o resultado tende a ser o mesmo.

É como aquela expressão "(substantivo comum singular) é tudo igual, só muda o endereço". Reclamar não adianta. Você tem que saber o que tem, o que quer e do que precisa para substituir, se for o caso, sempre estando consciente de que tal processo exigirá observação apurada do novo. Conhecedor do contexto, não pode esquecer que haverá situações em que os centímetros mais espaçosos serão melhores, outras em que o serão os centímetros mais enxutos. Usando-se sempre a mesma medida não se ganha nem se perde; convive-se.

É como ter facilidade ou dificuldade: apenas uma questão de oportunidade. Somente em cada momento, comparando individualmente o conjunto e conforme a necessidade, é possível identificar o que é mais apropriado. Facilidade é a possibilidade de complementar, dificuldade, a de ser completado. Xingar o hardware é inútil, pois geralmente é o peopleware que não sabe usar as ferramentas que tem.

Por maior que seja a convicção e abertura para as novidades apresentadas pela vida (e certeza de que ocorrem a todo momento), é conveniente não esquecer que, no início, a aparência é de perfeição, estar completo, suficiente, na medida - mas que com o tempo as características serão descobertas, será então um novo momento de decisão: conviver ou mudar de endereço.

* * *

Para quem não conhece a expressão acima, já a ouvi como "mãe é tudo igual, só muda endereço!", "empregada é tudo igual, só muda endereço!", "chefe é tudo igual, só muda endereço!", "família é tudo igual, só muda endereço!" e assim vai.

Peopleware é neologismo, mas não sei se existe em inglês. Usa-se com alguma frequência quando um computador apresenta problema: se a máquina é o hardware e o programa é software, o usuário só pode ser peopleware...

Nenhum comentário: