quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Antes de mudar de casa

Nesta recente vida nômade encontrei várias pessoas que estavam sendo transferidas de cidade. Mesmo as que provocaram a mudança pareciam um pouco confusas de como adaptar-se. Resolvi registrar meu mini-roteiro, que funciona bem:
i) More em um endereço temporário nos primeiros meses. A percepção de quem mora é sempre diferente de quem visita e o imóvel dos seus sonhos pode ser o pesadelo futuro.
ii) Antes de começar a frequentar os lugares que os moradores frequentam, visite os pontos turísticos e históricos (se não houver o que fazer, desconfie de ter feito a opção correta). Nos passeios você pode conhecer pessoas da cidade ou, pelo menos, parecerá menos estrangeira e terá um assunto simpático para conversar com os locais (sem se comprometer com posicionamentos pessoais).
iii) Observe se seus vizinhos têm rotina parecida com a sua. Se forem muito diferentes de você, melhor mudar de bairro.
iv) Não abandone seus hobbies, será mais fácil sentir-se confortável entre pessoas com o mesmo interesse que você do que entre colegas de trabalho, conviver com as mesmas pessoas é prejudicial à saúde.
v) Aceite todos os convites que receber.
As primeiras semanas são de euforia, tudo é novidade. Com o tempo o espírito acalma-se e resista à tentação de vizitar as pessoas do antigo lar, prefira receber hóspedes e mostrar-lhes a nova cidade. O quarto mês para mim é crítico, mas depois do sexto nem lembro mais como era antes.

Nenhum comentário: