sexta-feira, 23 de abril de 2010

Audiodescrição e Open Caption

Reprisar os melhores filmes do ano anterior, escolhidos pelo público e crítica, já é uma boa ideia; uni-los em um festival com preços populares, melhor ainda.

A característica mais formidável do Festival Sesc Melhores Filmes não é a sessão "vale a pena ver de novo", nem a possibilidade de assistir aquele filme cuja fila há algum tempo você não quis enfrentar, mas sim o público cego.

No hall há fotos de filmes também em relevo e com texto traduzido para braile. Os monitores mostram e explicam uma a uma, inclusive tem um pote com areia para quem não conhecer praia ou quiser conferir a textura real da areia de uma das fotos.

No filme, o recurso que permite o acompanhamento pelos cegos chama-se audiodescrição. Em uma das sessões, que não estava tão concorrida, pedi um aparelho para mim. É um MP3. Entre os diálogos há narração das cenas, algo como "vinheta de apresentação do festival, vários ingressos com desenhos de pessoas, feitos por crianças, passeiam por São Paulo e chegam ao hall do cinesesc e sentam na poltrona..." Desliguei o aparelho na primeira cena, mas é sim possível assistir filmes sem enchergar.

Os filmes também podem ser assistidos por surdos, através do open caption. Apesar de não ser novidade, o open caption nada mais é do que uma legenda a mais no filme, descrevendo os sons além dos diálogos, constando, em itálico, "burburinho", "música de suspense", etc.

Deveria ser normal a acessibilidade de espaços públicos, não só culturais, a todos. Parabéns ao Sesc, que além de lugares reservados a cadeirantes, cadeiras duplas (para obesos, apesar de usadas por casais), também tem a legenda open caption e, agora, audidescrição. Divulgue, incentive, exija em sua cidade também essa acessibilidade.

2 comentários:

Blog da Audiodescrição disse...

Olá,

Obrigado pela força na divulgação da audiodescrição, um recurso importantíssimo para as pessoas cegas.

Estive no CineSesc várias vezes durante o Festival e adorei poder voltar ao cinema e aproveitar o filme de uma forma que não acontecia há 30 anos, tempo em que ainda enxergava.

Visite o meu blog caso queira conhecer mais sobre a audiodescrição.

?! disse...

Não há o que agradecer, se a experiência foi significativa para mim, imagino para quem depende dela... O espaço aqui está aberto para qualquer divulgação que seja em favor de melhor qualidade de vida.