sexta-feira, 12 de abril de 2013

Aguardando a Sessão

- Oi, M. Como você está?

- Você gostou do filme de agora?

- Só vou assistir o próximo. Fui descansar do anterior, muito tempo durar três horas.

- Eu também estou descansando.

- Bonita blusa, M. Ela é bem feminina.

- É. Algum filme do qual você tenha gostado?

- O sobre a ganância me revoltou o estômago. Pior é que é verdade aquilo.

- Eu gostei deste aqui [mostra o catálogo].

- Nacional? Não aguento filme nacional: se não tem sexo, fala da ditadura.

- Mas ele mostra que nada mudou.

- Ih! Só ditadura e sem sexo? Não, filme nacional é melhor ficar em casa. Alguma coisa lá você não sabia?

- F., você esqueceu que eu cheguei aqui em 1970. Até compreender bem o que acontecia foram muitos os anos...

- Ah! Nada muda. Mas agora tem que alguma coisa melhorar, 2012 foi um ano cão.

- O que você anda fazendo?

- Processando e sendo processada. A aposentadoria não sai, o aluguel que eu recebia parou de ser pago... Os sete reais do cinema estão fazendo falta, por isso vim aqui.

- É, eu também aproveito. Menos pedidos a fazer a minha filha. Mas eu não tenho te visto mais lá [lugar]. Lá tem tido filmes bons, eu não pago por eles e acho que você também não.

- Eu pago, ainda. Parei de ir lá porque fiquei muito chateada. Sabe, M. Era semana do meu aniversário. Tudo acontecendo errado durante o ano todo. Achei que merecia ir ao cinema, pra ver aquele filme... Era o último dia, no dia seguinte iam mudar o filme. Separei os sete reais. Na hora de pagar, soube que era nove o preço. E eu não tinha os dois reais para completar. Pedi para levar outro dia, o caixa – que sempre é tão cordial - não concordou e cancelou a venda. Pedi para a gerente, a C., que me conhece há quinze anos. Quinze anos que vou lá, M.! E a C. não deixou que eu entrasse, para no dia seguinte levar os dois reais que faltavam. São muito muquiranas.

- Não são, não. Você sabe que já entrei sem pagar? Na época em que eu ainda pagava, eles não tiveram troco e deixaram eu entrar de graça.

- [oh] Atrás de mim, na fila, estava aquela senhora que sempre vai lá. Ela perguntou quanto faltava, pareceu disposta a completar os dois reais. Eu fiquei morrendo de vergonha, disse que não faltava nada, saí da fila e nunca mais voltei. Fiquei com vontade de reclamar pela falta de consideração. No meu lugar, você não reclamaria?

- Reclamar?

- Tão feminina esta sua blusa!

 * * *

Mesmo com o sotaque carregado de Mariana e a língua arrastada de Fátima, fiquei constrangida em ficar copiando o diálogo das duas, que estavam ao meu lado. Do que falaram, essa foi a parte que me lembro melhor, demorei um pouco para perceber a preciosidade do que comentavam - se eu precisasse criar, não faria um diálogo tão autêntico.

Seja lá quem for a gerente Célia: tô contigo e não abro. Difícil entender a natureza humana, preferir pechinchar pro funcionário que pode ter que tirar do bolso a aceitar a gentileza de outra usuária do cinema.

 

Mais importante de tudo: "É tudo verdade" (festival de documentários) termina este final de semana. A curadoria permanece excelente, assista pelo menos um - nem se preocupe em escolher.

Nenhum comentário: