quarta-feira, 30 de julho de 2014

Legendas III

"Drücken" significa pressione - também serve para impressão no papel. O motivo deste sinal estar aqui? A parte de cima também é para pressionar, mas destinada aos cegos. Ao invés de ouvir que está verde, a parte da flecha treme. A principal diferença fica por conta dos cruzamentos, em que às vezes mais de uma direção são possíveis: nestes - além do botão amarelo - há em cada lado botão com a flecha, de forma que pela vibração é possível compreender qual lado está livre para atravessar. Mesmo no país este modelo não pode ser dito como padrão, só vi em Wurzburg.

Já em outra cidade, o cruzamento segue a vontade do guarda que tem a chave. Vi isso funcionando há alguns anos em La Paz e foi um misto de dó do guarda que precisava cuidar do cruzamento sem piscar e com sol escaldante no lombo, com perplexidade de "atraso" - mais um mito que cai por terra...E aqui não é caixa não é fechada, as flechas à caneta é que informam a direção de cada semáforo (confira pessoalmente, é no cruzamento entre a Ferroviária e a ponte sobre o rio em Heidelberg). 

Em 1996 o vi pela primeira vez. Continuo gostando deste box futurístico. Não vaza uma gota de água, mantém rápido a temperatura mesmo sendo aberto em cima - solução para pequenos espaços, teria em casa certo.
 Só muda o lugar: nesta em outras casinhas muito simpáticas, sempre há uma placa atrapalhando, na única cidade com mapa em português brasileiro as fotos são sempre danificadas pela sinalização. Ah! Essa não conto qual é, mas na Alemanha foi a cidade medieval mais conservada que vi (e na Europa perde para Toledo, só).

 
 Essa placa está na vitrine de uma instituição parecida com o Procon. Vários livros disponíveis, todos pagos, para comprar e levar para casa. Peguei um panfletos e resolvi perguntar...Bem, consulta específica só com hora marcada: 15 Euros a hora. É, aqui o conceito de público é bem diferente: público é o que se pode ter acesso pagando, como banheiro.

Do museu sobre calculadora em Bonn eu ainda não consegui definir como descrevê-lo e qual foto escolher - mas esta era a única calculadora (e diferente das outras) no museu de Nuremberg (antes que perguntem não, não fui ao campo de concentração, já sei que não se deve sair matando pessoas). O método dessa calculadora do século XV é bem simples, as agendas antigas tinham esta tabela. Você liga as colunas com as linhas e descobre o resultado.
Além das horas, este relógio permite, através do globo terrestre (cilindro dourado) saber as horas em qualquer país. Os 3 cilindros prateados medem temperatura, umidade do ar e sensação térmica. 
Esqueça a bicicleta de rodinha, criança alemã tem este andador em forma de bicileta. Vi crianças bem pequenas, talvez com 3 anos, pedalando sem qualquer auxílio na roda de trás. Também faz as vezes de carrinho de mão.

Se é para pagar 2 Euros por meio litro de líquido, que seja algo diferente. Até agora não sei o que bebi, também não recomendo - mas eis aqui o registro. Também não dá para saber se é saudável (só que a produção seguiu padrões ambientais).


 

Pé de moleque daqui. Comprei ao acaso e nunca mais vi. Uvas passas e outras castanhas ao invés de somente amedoim foram um plus.


 

Muita abobrinha? Ok, fim da seção.

Nenhum comentário: