sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Ironias

Desde 1998 eu não tinha a oportunidade de viajar em alta temporada e fora de dias convencionais como o início e o final de um feriado.

Por diversas vezes preferi ficar em São Paulo por saber que aqui descansaria mais do que em qualquer outro lugar - ou até por saber estar sem forças para enfrentar deslocamentos. São Paulo em feriado, para quem não é daqui, parece uma cidade de movimento normal, apenas com um pouco de fila (é, mesmo vazia para quem a tem no parâmetro do dia-a-dia, a querida Sampa impõe restrição à movimentação de quem dela desfruta).

Uma agradável surpresa, nestes feriados de última hora, foi visitar, há duas viradas de ano, Vitória. Tenho certeza que cheguei mais rápido na praia de Camburi capixaba do que na Camburi paulista (opção do ano passado). O sol garantiu o sucesso do passeio e após três dias voltei como se tivessem sido 3 meses de férias, leve e com saudade de casa e do trabalho (mas para tomar banho de mar é melhor andar mais um pouco e visitar a lotada Guarapari).

Agora, com disponibilidade de tempo ilimitada, tentei conciliar agendas e roteiros. Mesmo só tendo como critério "ano novo na beira de uma praia", nada aceitável encontrei (leia-se somente havia oferta de pacote turístico, uma semana de hotel + passagem aérea e traslado) . Quando avisava que cada pessoa sairia de uma cidade diferente era o mesmo que pedir para parar de ser atendida, pois a parte terrestre teria que ser vendida junto com a aérea no mesmo voo, e sempre havia pessoas na fila para serem atendidas.

Desisti de tentar ser convencional. A companhia de amigos é bem-vinda, mas não vou rasgar dinheiro por causa disso - ainda mais na fase atual. Ano novo é tão caro quanto é possível divertir-se com pessoas recém conhecidas.

A ironia foi só em sites de busca internacional encontrar hospedagem de custo razoável. Fiz todo o procedimento e, no final, converteram os USD em R$ (Ufa, operação sem risco de câmbio).

Viajarei aproximadamente 20 dias por menos de um pacote de 7 dias para o mesmo destino. Já reservei os dias próximos ao ano novo e agora, além do francês, que tenho prova semana que vem, preciso estudar rápido um roteiro. Afinal, mochilar em um único lugar de destino é um tanto quanto estranho.

2 comentários:

Sandrix disse...

http://www.melhoresdestinos.com.br/

acho que não deve ser novidade pra ti, mas pra mim foi um achado! cada passagem baratinha...
beijos e boa viagem!

?! disse...

Não conhecia não, obrigada pela dica. Vou para um lugar que vc vai poder me ajudar com muitas dicas, mando e-mail com detalhes do roteiro...