sexta-feira, 14 de maio de 2010

where things happen first

Foi assim que, há alguns anos, respondi a estrangeiros, o motivo de ter escolhido São Paulo para morar (e não havia na época os lançamentos mundiais, simultâneos, que existem hoje).


Terça participei de mais um exemplo: tryvertising, existente nos EUA, Espanha e, agora, São Paulo. O que é? Um “prato cheio” para quem adora novidade, tem critérios rígidos na utilização de seus recursos e comemora cada oportunidade proporcionada pela vida para melhor vivê-la.

Não fui clara? Sabe aquelas pesquisas de marketing, em que você é remunerado para analisar um produto, geralmente que você já consome, enquanto pessoas te observam em um espelho espião? E os produtos que são demonstrados no varejo?

Tryvertising mistura os dois. No que fui paga-se um taxa anual e pode-se retirar até 5 produtos por mês para serem testados em casa (e outros podem ser testados na loja). Os questionários são preenchidos na Internet (para minha decepção são muito objetivos, não pude opinar como gostaria, pois gosto de efetivamente participar, uma forma de ajudar a indústria a produzir para mim...).

Estive na inauguração, por ser novidade achei mais seguro só aderir após conhecer a loja e ir no primeiro dia para pegar os melhores produtos. Foi então que começou a saga. O cadastro e o pagamento são feitos via Internet. As pessoas resolviam tudo por celular, mas eu precisava de uma Lan House. Sobe-e-desce-lomba em Vila Madalena, atrás de um computador. Percebi que pela primeira vez passeava pelo bairro durante o dia, foi quando lembrei do Hostel, que aceitou comercializar 20 minutos de acesso...Ufa!

Duas horas depois retornei à loja e o que eu havia gostado praticamente não havia mais, além disso, o sistema estava fora do ar. Foi então que percebi um cenário montado para a reportagem de TV, com um exemplar de cada produto. Não tive dúvida, fiquei aguardando o fim da filmagem e a estratégia mostrou-se correta: consegui os 5 produtos que eu queria. Já testei e, se eu conseguir manter a disciplina de ir todos os meses e, em todos eles encontrar 5 produtos que me agradem, eles terão custado menos de R$1,00. Em um cenário econômico inflacionário, além de lúdica, a experiência parece-me um ótimo investimento.

3 comentários:

SANDRIX disse...

Boa essa... só não entendi como eles custam menos de R$ 1,00? Voce fica com os produtos após o teste?

?! disse...

Fico com os 5 produtos, que estão na embalagem original, ex: condicionador de 200ml. Em 12 meses, se for todo mês lá, terei testado 60 produtos. A tx é de R$50...

?! disse...

Retornei à loja e as regras mudaram um pouco: dependendo do preço do produto vc pode retirar um ou mais produtos (até 5) no mês. Pelas escolhas feitas no mês passado eu levaria 4 meses para conseguir experimentar os produtos que peguei mês passado. Reitero que é bom visitar a loja antes de fazer a adesão, para "sentir" o que é. A propósito, dia 2/7 visitarei a concorrente desta franquia...