quarta-feira, 16 de março de 2011

Dia do Consumidor

Com muita fome e razoavelmente longe de casa entrei em um supermercado para decidir "quem mataria o que estava me matando". Ao entrar, já no segundo corredor, uma funcionária sorridente aproximou-se:

- A senhora gostaria de um pedaço de bolo?
-  Aceito sim, obrigada.
- Qual o refrigerante de sua preferência?
- O guaraná que já está aberto está ótimo para mim.
- Hoje, como todos os dias, é o dia do consumidor para nós, o bolo é cortesia para comemorarmos a data que hoje é celebrada.

A cliente da minha frente na fila, que havia gostado do bolo, estava levando um pratinho, com generosa fatia, para casa. Funcionários e policiais apreciavam também o doce e os refrigerantes, estes de marca tradicionais. Alegria típica das festas pairava na loja. Resolvi perguntar se a receita era da padaria e a funcionária disse-me tratar-se de um lançamento: bolo congelado de chocolate crocante que a padaria apenas havia montado. O produto ainda não estava disponível para ser vendido e ela não se lembrava do nome da marca...

No momento achei curioso, que mesmo não estando em um local de testes, ao entrar em um supermercado comum , tenha recebido um produto ainda indisponível para venda - houve quem dissesse que eu atraio as promoções... Depois, lamentei que a oportunidade não tivesse sido explorada comercialmente, divulgando o produto que eu poderia um dia vir comprar.  Refletindo melhor, porém, a verba de marketing da loja foi bem empregada, sem indicar a marca do produto a mesa de aniversário montada ao lado do açougue ficou bem descontraída. Eu, por exemplo, fiquei constrangida de ir embora sem nada comprar, mesmo já estando sem fome.

* * *

Não menos curioso foi o fato ocorrido ontem. Desde a semana passada estou com um paladar infantil, sorvete e pipoca passaram a estar presentes na alimentação. Assim, ao sentir sede pela manhã, e considerando o tanto de exercício já praticado, resolvi entrar em uma conhecida rede de fast food apenas para beber um refrigerante diet. Ganhei uma cartela com 6 vale-café, consumíveis até às 11 horas da manhã. O detalhe é que eu não entrava em uma loja da rede desde novembro de 2009, ocasião em que fui para acompanhar companheiros de viagem. Se alguém quiser, até semana que vem estou oferencendo um café - mas tem que ser durante a manhã.

Nenhum comentário: