quarta-feira, 23 de março de 2011

Acontece nas melhores famílias

- O que é isto?
- Seu pagamento.

- O dinheiro mudou?
- Sim, tem sido noticiada com frequência a mudança na cédula.
- Qual o nome do dinheiro agora?
- Continua sendo Real, está aqui escrito: 50 reais.
- O dinheiro que eu tenho em casa não vale mais?
- Continua valendo. O governo está, aos poucos, substituindo a cédula antiga por esta.
- A senhora tem o dinheiro do papel antigo para me pagar?
- Não, eu saquei o valor exato no caixa eletrônico e a cédula que veio foi esta.
- Bem, neste caso eu vou aceitar. Posso assinar o recibo depois?
- Não, o recibo deve ser assinado no momento do pagamento. Por que você assinaria depois?
- Se eu não conseguir compensar este papel lá onde eu moro esse dinheiro não vai servir para nada...

- Eles são obrigados a receber, não estou lhe pagando com cheque, mas se você não está confortável, podemos colocar aqui no recibo o número da cédula. Se eles não aceitarem você me avisa com antecedência, traz esta mesma cédula de volta e eu providencio o dinheiro antigo. Está bem?
- Sim.
* * *
O diálogo parece absurdo, mas quantas vezes nos deparamos com situações em que todos os envolvidos querem a mesma coisa e por falta de interação e ignorância do que o outro sabe ou compreende nada é resolvido?

Havia 50 reais a serem pagos e o desconhecimento da nova moeda foi o causador do ruído na comunicação. Pela pressa e até pelo adiantado da hora, não havia como ir a um comércio próximo trocar o dinheiro, nem valia a pena correr o risco do comerciante, por igual desconhecimento, também não aceitar a nova cédula. A identificação da cédula utilizada em pagamento, inviável em muitos negócios, foi a alternativa para que a situação se resolvesse. Constou o seguinte: “o pagamento foi realizado com a nova cédula de Real, de desconhecimento da emitente do presente recibo. Na hipótese de não ser aceita no comércio, poderá a mesma, identificada pelo nº “x”, ser devolvida e substituída imediatamente por outra do modelo antigo.”

Nenhum comentário: