quinta-feira, 28 de julho de 2011

Plugs

Há algum tempo, anos talvez, li que havia uma diretiva européia obrigando a unificação dos plugs de carregadores de celular: todos deveriam ser USB. Para quem já chegou a ter 3 carregadores idênticos e preocupa-se com o descarte correto, a aplicação da medida seria um alívio.

A venda avulsa de carregadores - e não mais com os novos aparelhos - certamente reduziria o lixo eletrônico e a médio prazo reduziria o consumo. Confesso que fiquei com preguiça de pesquisar de novo a respeito, mas acredito que tenha sido dado prazo para a indústria adaptar-se, prazo esse que estaria em curso.

* * *

O assunto surgiu porque semanas após a resistência ter queimado e muita pesquisa de mercado, decidi-me pelo objeto da compra. Aguardei por 10 dias o produto chegar na loja e nada. Resolvi levar o produto que estava exposto, antes que outro o fizesse ou tivesse de fazer nova pesquisa de preços ou o mercado lançasse novo modelo.
Feliz da vida, cheguei em casa e fui colocar para funcionar: o plug do aparelho era incompatível com o espelho da tomada! Decepção. Nem meu adaptador superversátil, testado e aprovado internacionalmente, ajudou: o plug, de dois pinos, era gordinho demais e não entrava nele. Fiz um tour pelo bairro tentando localizar um adaptador. Diversos modelos e tipos e nenhuma certeza quanto à eficácia. Até que no "quase tudo" a mocinha soube atender muito bem e explicou-me que são dois os novos modelos existentes de plug: o com fio terra, de três pinos, e o que estava no aparelho que comprei.
Tanta simpatia e eficiência levaram-me a pagar 5% do valor do aparelho naquele pedacinho de plástico. Enquanto caminhava, voltando para casa, fui acalmando-me, afinal, como sempre, poderia ter sido pior...
Imagina a situação de quem está reformando seu lar ou comprando apartamento novo: o espelho antigo serve para os aparelhos comprados até o ano passado, mas exigem adaptador para os novos. Já se a opção for montar a casa por completo, não é possível saber que espelho exigir, pois duas são as possibilidades: 3 ou 2 pinos, ambos diferentes do modelo anterior. Antes, pelo menos, havia a lógica da voltagem, 3 pinos era só para corrente 220.
O adaptador mais encontrado, pelo menos aqui na região, foi o para espelho antigo e aparelho de 3 pinos. Em uma loja, a em que eu acabei comprando, vi também adaptador para a situação contrária: espelho de 3 pinos e aparelho antigo. Bela dor de cabeça para o consumidor e um motivo a mais para não comprar, nem aparelho nem apartamento novo, nem reformar: além de todas as informações técnicas, design e preço, precisamos verificar também o plug do aparelho. Caso contrário, há risco de não conseguir usá-lo.

O plug branco é o antigo, o preto, o novo modelo.

Nenhum comentário: