quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

2015 sem pisar no tomate

O efeito decorativo de 31dez
Escolhe bem, lembra que ele é bem exigente – disse a mulher ao senhor do meu lado. Enquanto ela se espichava para pegar a vagem, o homem mexia, mexia, e nada de escolher. Pedindo licença e sem esconder a satisfação, outro homem aproximou-se – que maravilha! Aqui é R$ 3,20 e na outra esquina queriam R$ 9,00 pelo quilo. Que lindo que estão! – rapidinho ele jogou o que encontrava dentro do saco foi-se embora abraçado ao seu trunfo.
Aproximei-me. Agora do meu lado estava uma senhora, reclamava que parecia estar comprando refugo, que preferia comprar na feira e só estava ali por ser mais fresco. Falava isso e escolhia no estilo brasileiro: aperta e depois joga na farta montanha, estragando tanto o que não quis quanto o que está em baixo e passará a apertar. Merece comer bem quem desdenha de tal forma da comida?
Este último dia do ano refletiu todos os outros: não adiantou organizar e preparar a ceia na véspera, a fome foi mais forte e a corrida ao supermercado nos últimos minutos, os mesmos em que todos os turistas e paulistanos da cidade foram ao supermercado, fez-se necessária para maquiar o improviso.
O ano foi assim. Muita informação nova e um marasmo silenciador beirando tédio. No que se foi exigente, não houve frutos. Os frutos havidos não foram como planejados. Reclamar das escolhas feitas também em nada ajudaria a melhorar o resultado (não vou dizer que foi ruim, tão pouco foi tão bom assim... música ambiente propícia, por sinal). Tal qual os tomates, definitivamente 2014 não deixa saudade.
A poucos passos dali me deparei com uma montanha fosforescente. Linda! Quem compra tomate verde? Além do supermercado em véspera de feriado, eu. Ao menos sabia o que estava levando. Vai ver era isso, “só” 2014 não foi suficiente para amadurecer e 2015 mudaria não só o calendário, como poderia ser mais uma tentativa de melhorar o ânimo enquanto amadurecemos nós – e não o entorno. 
Uma semana depois
Terminei o ano descobrindo que tomates verdes são mais pesados, mas bastou paciência para expô-los a todos os ângulos em uma semana de sol para ficarem vermelhos. Que em 2015 você acerte na escolha da receita, que dê conta de seu preparo, saiba a quem servir e encontre os tomates adequados à ela e à sua fome. 

Nenhum comentário: