quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Confiar Desconfiando

Se você utiliza fósforo, alguma vez já contou quantos palitos vêm dentro da caixinha? Particularmente, considero um desperdício de madeira os fósforos que usamos, se houvesse aqueles de hotel, feitos de papel, para vender, eu preferiria, mesmo sabendo que não são tão fáceis de usar. Além da proteção ao meio ambiente, eles têm a vantagem de não quebrar.

Mas meu apreço pelo isqueiro é menor ainda do que pelo fósforo – e os acendedores disponíveis no mercado possuem um armazenamento de gás como se isqueiros fossem. Não há tecnologia brasileira ou chinesa que me convença da segurança daquilo. Assim, quando minha “coleção” de fósforos acabou, precisei comprá-los.

A embalagem dizia “10 caixas com 40 fósforos cada”. A segunda e a terceira caixa foram consumidas no mesmo tempo da primeira. Resolvi contar: de 36 a 40 palitinhos continha cada caixinha (e apenas 1 estava correta). Incrível! Nenhuma com mais de 40.

Como sei que provar a quantidade do conteúdo de uma embalagem já aberta depende da sorte (somente abrindo outras embalagens que ainda estejam lacradas), nenhuma providência tomarei, a não ser compartilhar minha indignação com vocês e voltar a procurar aqueles acendedores antigos, que soltam faísca quando você aperta um gatilho.

Nenhum comentário: