domingo, 22 de março de 2009

Acertei as contas com o Leão mas sinto-me derrotada. Percebo que muitas pessoas ficam felizes porque irão receber restituição. Mera ilusão, esquecem o montante que lhes foi descontado durante o ano que passou. Eu, por exemplo, apesar de todo o planejamento feito – investimento em pós-graduação, convênio médico e PGBL – vou ter restituição, mas ficará com o Leão mais de dois salários brutos (SNIF!!). É mais do que as tão celebradas férias remuneradas, ainda não acessíveis a todos, e previstas em tratados internacionais aos quais o Brasil aderiu! (Who’s fooling who?) O resultado do IR não me pegou de surpresa, mas se o mercado de trabalho não fosse tão engessado, teria curtido férias em novembro e dezembro, ao invés de trabalhar para o governo (tento me consolar pensando na Faculdade pública que cursei, mas se puderem me apontar algum outro retorno para este dinheiro, equivalente a 1/6 de vida, agradeço). Fazendo os cálculos, mais precisamente, trabalhar somente até dia 11 de outubro de 2008 não teria mudado em nada minha vida financeira – exceto pela incerteza de ter um emprego em 2009. Sou otimista: ainda haverá um período de crescimento econômico em que poderemos escolher os projetos que integraremos. Até lá, para não parecer ingrata, tenho que me calar diante das pessoas que sonham em ser celetistas, afinal, tudo sempre pode ser pior...

Nenhum comentário: