segunda-feira, 9 de março de 2009

Resolvi fazer check up, pois o de dois anos atrás havia diagnosticado que estava tudo bem, apesar de eu saber que estou com algumas restrições em relação ao pique de alguns anos. Na época, consegui compreender um pouco minha avó, que sempre tem o diagnóstico de que sua saúde está ótima para a idade que ela tem. A médica não havia dito que eu estava bem para a minha idade, é verdade, disse apenas que estava tudo bem, mas senti-me uma velha por aparentemente ter de me resignar com o diagnóstico. Desta vez, ao invés do clínico geral, resolvi diagnosticar a minha nutrição celular e eis que recebi uma lista de 51 exames para fazer (fora os clínicos do consultório). A recomendação do laboratório era jejum de 12 horas, o que só é possível, para mim, no sábado. Assim, sábado de manhã foi reservado à saúde. Conferidos os códigos do laboratório com os do pedido médico, procedimento de quase uma hora, fui encaminhada para a salinha em que seria coletado o sangue. Fazendo as contas, é a quinta vez que faço exame de sangue e eu não tinha a menor idéia da quantidade que seria retirada (mais de 8 ampolas, com certeza). Até acredito que seja menos do uma doação de sangue, mas ninguém doa de jejum. Resultado, após sentir a mão ficar dormente e avisar que a pressão estava caindo, acordei com umas quatro pessoas à volta me abanando: pela primeira vez na vida desmaiei. Foi tudo muito rápido e evidente que a equipe estava acostumada a lidar com estas situações. O que descobri depois é que havia exames que podiam ser feitos sem jejum. Daí a minha perplexidade: não era previsível que eu passasse mal? Quando o paciente vai fazer um exame o laboratório não sabe seu quadro, entendo que seria no mínimo prudente deixar que o paciente escolhesse entre fazer os exames de uma vez só ou intercalá-los com um lanche. Da mesma forma, a médica também poderia ter alertado sobre a possibilidade de fazer o exame em dois momentos, o que vai acontecer comigo, pois faltou uma ampola. A ironia é que para ver se estava tudo bem, fiquei o final de semana de cama, sem aproveitar o sol maravilhoso, por causa do cansaço intenso (anemia?). Só voltei ao normal domingo à noite.

Um comentário:

Anônimo disse...

bah mas que dureza.
Eu também fui fazer exames dia desses e me tiraram um caminhão de sangue! quase pedi pra ela parar... poxa ninguém avisa né?