quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Brindes de fim de ano

"Prezado cliente,

costumeiramente distribuimos brindes no final de ano como uma forma de celebrar a confiança em nós depositada e mantermos nossa presença no próximo ano.

Envolvidos pelo espírito natalino decidimos alinhar nossa conduta com a política de sustentabilidade e preservação do meio ambiente difundidas no decorrer do presente ano.

# crianças da instituição ___ receberão melhores condições de vida graças à sua confiança em nossos serviços. Os recursos que seriam utilizados nas agendas, canetas e logísitica de entrega foram destinados à mencionada instituição.  Dessa forma, haverá um único presente, destinado a quem não receberia nenhum, ao invés de brindes.

Desejamo-lhe boas festas e que seu querer mais íntimo se realize no próximo ano.
Continue contando conosco."

* * *

Já trabalhei em empresas que proibiam o recebimento de qualquer presente ou brinde dos clientes-forncedores e em outras que só a partir de determinado valor havia a proibição. Pacotes eram abertos e devolvidos ao setor de protocolo. Na prática, presentes relevantes são entregues em casa, não na empresa.

Também já conheci quem colecionasse agendas, por não dar conta de tantas que ganhou, e já participei de confraternizações de final de ano no qual a mesa mais animada escolhia a instituição que receberia donativos.

A mensagem em uma página suíça, na qual eles informavam o hospital da África que receberia o montante destinado aos brindes de final de ano foi a origem deste texto. A lucidez de sua atitude tornou a marca mais simpática (a verba de marketing não foi descaracterizada); consumir seus produtos e serviços passou a agregar um valor inestimável, o de ser solidário ao mundo.

Realmente acredito que essa é um tendência de comportamento. Não tem sentido gastar na produção de grande quantidade de algo de pouca utilidade. É desperdício de dinheiro e de matéria-prima também. Tenho certeza que as empresas que fabricam ou importam brindes encontrarão alternativas para se manter no mercado.

Se você distribui brindes, pense nessa alternativa. Se você recebeu algum brinde, agradeça sugerindo essa "nova" forma de destinação para os recursos.

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